top of page

COMISSÃO ORGANIZADORA

O seminário é organizado por discentes de pós-graduação de diversas áreas, e financiado pelo IEAHU (Instituto de Estudos Avançados em Humanidades) da PUC-Rio.

Amanda Álvares


Amanda Álvares Ferreira é graduada em Relações Internacionais pelo Ibmec RJ, Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É doutoranda em Relações Internacionais também pela PUC-Rio. Sua Pesquisa tem foco nos estudos de soberania e resistência dentro e fora da disciplina de Relações Internacionais, com foco específico nas teorias e práticas de gênero e sexualidade que perpassam tal temática.

Thais Castro

 

Thais Castro é graduada, mestre e doutoranda em Relações Internacionais pelo IRI PUC-Rio, onde trabalha com concepções de futuro na teoria política internacional, além de mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação de Filosofia da UFRJ, onde pesquisou o Estado-nação na filosofia de Judith Butler.

Maria Negreiros

 

Graduada e mestranda em Design pela PUC-Rio. Membro e pesquisadora da linha de pesquisa DASEIN - Percursos e Narrativas desde 2016. Membro e pesquisadora do Grupo Gillete e Grupo Barthes desde 2017. Foi monitora dos laboratórios de Volume e Prototipagem e de Processos Gráficos durante a graduação. Atualmente seu projeto de pesquisa “Irrepresentáveis” é patrocinado pela Capes e visa fazer uma análise da prática do design, mesclando Design e Psicanálise.

Júlio Paschoal

 

Júlio Paschoal é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGD/UFRJ). Tem interesse nas Ciências Criminais e em como gênero e sexualidade atravessam (ou são atravessados pelo) o Direito.

Eva Célem


Eva Célem é graduada e mestranda em Design pelo Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. É desde 2015 membro do grupos de pesquisa Barthes e GILET (Grupo Interdisciplinar de Leitura e Estudos Transviados), integrados ao Laboratório de Representação Sensível, pesquisando sobre imaginário, corpo, gênero e subjetividade. Em sua pesquisa faz uma investigação sobre o papel do design na construção do discurso e subversão das normas de corpo, gênero e sexualidade através da proposição de uma oficina baseada em práticas feministas de subjetivação.

Olga Swiech

 

Olga Furtado Swiech é graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Teoria do Direito e Direito Constitucional pelo Departamento de Direito da PUC-Rio, tendo sido sua dissertação de mestrado sobre as noções de norma e do político na filósofa Judith Butler.

Samantha Oliveira

 

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2002), Samantha Ribeiro atualmente é mestranda no Programa Literatura Cultura e Contemporaneidade, Departamento de Letras, da Pontifícia Universidade Católica - PUC Rio, onde investiga o feminino disruptivo na personagem Angela Carne e Osso, protagonista do filme "A Mulher de Todos" (1969) de Rogério Sganzerla, performado pela atriz Helena Ignez. É Analista de Comunicação Pública da Empresa Brasil de Comunicação / EBC, com atuação profissional na área de Comunicação, com ênfase em Cinema e Televisão.

Glenda Vicenzi

 

Glenda Vicenzi é graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade do Estado do Río de Janeiro (2018). Atualmente cursa doutorado em Teoria do Estado e Direito Constitucional na PUC-Rio. Tem interesse de pesquisa em filosofia política contemporânea, especialmente nos temas da ação política e da subjetividade.

Marcos Aragão

 

Marcos Aragão é graduado em direito pelo Departamento de Direito PUC-Rio. Mestrando em Direito no PPGD PUC-Rio. Membro do grupo “Gênero, Democracia e Direito”, do NDH PUC-Rio. Aluno no curso de especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Cândido Mendes. Advogado. Tem como foco de pesquisa discriminações em relações trabalhistas, familiares e violência doméstica.

Ricardo Prata

 

Ricardo Prata Filho é graduade em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É doutorande também no IRI PUC-Rio e estuda direitos humanos e suas sobreposições com gênero e sexualidade, focando em dissidências sexuais e de gênero.

Rafael Cavalheiro

 

Rafael Cavalheiro é graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está finalizando o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura  (UFRGS), estuda as relações entre psicanálise, gênero e norma com forte influência do pensamento de Judith Butler. Seguirá essa pesquisa em seu Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ.

Thábata Carvalho

 

Thábata Carvalho é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestranda em Direito pelo PPGD da PUC-Rio. Advogada. Tem como foco de pesquisa feminismo interseccional, encarceramento em massa, encarceramento feminino e seletividade penal.

bottom of page