top of page

MESA DE ABERTURA

Contaremos com uma mesa de abertura interdisciplinar e interinstitucional, aberta ao público e com duração de 2h30m, a acontecer no dia 10 de abril de 2019, sendo composta de professoras que têm afinidade com o trabalho de Butler e que podem oferecer um panorama geral do estado e atualidade de suas discussões em áreas diversas.

A mesa ocorrerá no fim do dia, as 17h30. Estão confirmadas para a mesa:

foto_Berenice_cópia.jpg

Berenice Bento


Berenice possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília/ Universitat de Barcelona (2003). Professora da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, transexualidade, sexualidade, direitos humanos, estudos queer. Editora da Revista Cronos/PPGCS (2011-2013). Participa de eventos nacionais e internacionais.Pós-doutora pela City University of New York (CUNY/EUA). Agraciada com o Prêmio Nacional de Direitos Humanos (2011), concedido pela Presidência da República. Publica em periódicos nacionais e internacionais. 

carla rodrigues pb.jpg

Carla Rodrigues


Professora do Departamento de Filosofia da UFRJ, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (IFCS/UFRJ), e bolsista de produtividade da Faperj com projeto de pesquisa sobre a filosofia de Judith Butler. É integrante de dois GTs da Anpof: Desconstrução, linguagem, alteridade e Filosofia e Gênero. É representante da linha de pesquisa Gênero, raça e colonialidade, no PPGF. Coordena o laboratório Escritas - filosofia, gênero e psicanálise, catalogado no CNPq. É autora, entre outros, de "Duas palavras para o feminino - hospitalidade e responsabilidade - sobre ética e política em Jacques Derrida" (NAU/Faperj, 2013) e organizadora de "Problema de gênero", antologia de ensaios feministas brasileiros (Funarte/2016). É doutora e mestre em Filosofia pela PUC-Rio. 

marcia nina bernardes.jpg

Márcia Bernardes


Márcia Nina Bernardes é doutora em Direito - New York University School of Law (2007). Mestra em Direito - New York University School of Law (2001) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Graduada em Direito - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Recebeu o prêmio Hauser Global Scholarship, concedido pela NYU School of Law. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito do Departamento de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenadora Acadêmica do Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio. Foi Professora Visitante nas Universidade de Case Western Reserve University, em 2017, Universidade de Tulane, em 2013, Universidade da Florida, em 2012 e Externado de Colombia, também em 2012. Faz parte da Rede de Acadêmicos/as Latino-americanos em Gênero, Sexualidade e Direito (Red ALAS). Líder do Grupo de Pesquisa "Gênero, Democracia e Direito", inscrito no diretório do CNPq. Suas áreas de interesse e de pesquisa são: direito internacional dos direitos humanos, gênero e direito, inclusão política e teoria democrática. (

bottom of page